sexta-feira, janeiro 20, 2006

CORFEBOL

Inauguro hoje uma secção sobre Corfebol, aquela modalidade que adoro e sem a qual não conseguiria viver. E hoje, porque regressam hoje os jogos, com um grande jogo em Carcavelos.

Vai servir para falar sobre o que se está a passar, e ao mesmo tempo para explicar o que o que é, evitando várias perguntas e bocas que ouvimos sempre que falamos nisso, tais como:

Horseball? Isso é com cavalos?
Isso tem meninas? Desporto de meninas…
Lança-se à padeiro!
Isso é para quem não sabe jogar basket!
Etc, etc, etc…

Pois bem, aqui fica o início da explicação – um pouco de história:

O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuyesen, inspirado num jogo sueco denominado Ringball.

"Naquela altura a Associação de Educação Física de Amsterdão solicitava um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, solicitasse uma actividade física geral e que fosse atraente para os jovens. Um jogo com estes requisitos não existia mas Broekhuysen sentiu tê-lo encontrado na Suécia...".

Teve uma boa aceitação e expansão da modalidade logo após a sua apresentação, e em 1903 constitui-se a Associação Holandesa de Corfebol. Nos anos seguintes a actividade desenvolveu-se essencialmente na Holanda e junto dos mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes, sendo actualmente cerca de 100 mil na Holanda.

Em 1920, foi apresentada como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos. Nessa altura a Bélgica inicia a sua prática e devido à sua proximidade geográfica com a Holanda, depressa se desenvolveu, levando à formação da Associação Nacional em 1921. Oito anos mais tarde, foi novamente modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amsterdão, em 1928.

Em 1933 a modalidade sofre um novo impulso com a criação da IKF. Após a Segunda Guerra Mundial, inicia-se o processo de divulgação a nível mundial, começando pela Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América e Austrália. O número de países praticantes tem vindo a aumentar progressivamente.

Actualmente os países de Língua Portuguesa que praticam Corfebol são Portugal e Brasil.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial